BIO TECHNOLOGY SOLUTIONS
Este é o ramo da biotecnologia onde centramos a nossa acção: usamos as suas possibilidades para promover um desenvolvimento sustentável da sociedade com o mínimo impacto ambiental.
Biotecnologia Ambiental
O que é a biotecnologia?
Segundo a ONU, “A Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."
É assim um ramo interdisciplinar que combina conhecimento das áreas das ciências da biologia (como genética, microbiologia, bioquímica, biologia celular…) com disciplinas como a engenharia química, bio-robótica, engenharia informática, entre outras.
A aplicação da Biotecnologia estende-se a várias áreas industriais, incluindo as áreas da saúde (cuidados médicos), agricultura e ambiente.
Uma das aplicações da biotecnologia é reciclar, tratar e limpar resíduos contaminados pela actividade da indústria, que se designa de Biorremediação. Neste sector, são utilizados microrganismos para limpar ambientes contaminados de forma simples e sustentável.
A biotecnologia explora a versatilidade catabólica do metabolismo dos microrganismos na degradação e conversão de contaminantes, para a eliminação de uma vasta gama de poluentes e resíduos do meio ambiente.
Aplicações da Biotecnologia
Bens ou Serviços Obtidos pela Biotecnologia
Adubo Composto
Pesticidas
Silagem
Plantas Transgénicas
etc.
Pão
Queijo
Picles
Cerveja
Vinho
Proteína
Unicelular
Aditivos
etc.
Embriões
Animais
Transgénicos
etc.
Biossensores
Etanol
Biogás
etc.
Butanol
Acetona
Glicerol
Ácidos
Enzimas
Metais
etc.
Antibióticos
Vacinas
Hormonas e outros produtos farmacêuticos
Reagentes e testes de diagnóstico
Células estaminais
Novos tratamentos
etc.
Tratamento e purificação da água
Tratamento de lixo
Recuperação de petróleo
Tratamento de solos
etc.
AGRICULTURA
ALIMENTAÇÃO
PECUÁRIA
MEIO AMBIENTE
SAÚDE
INDÚSTRIA
Química
Electrónica
Energia
Biotecnologia Ambiental
Este é o ramo da biotecnologia onde centramos a nossa acção: usamos as suas possibilidades para promover um desenvolvimento sustentável da sociedade com o mínimo impacto ambiental.
Recorremos a técnicas e métodos sofisticados que permitem implementar processos de tratamento em sectores industriais, comerciais, agrícolas e de saneamento, onde microrganismos (e.g. bactérias), utilizam substratos orgânicos e inorgânicos dos poluentes para o seu metabolismo. Como resultado, produtos industriais indesejados como por exemplo a matéria gorda, são convertidos em dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e energia (utilizada pelos microrganismos).
Acção das Bacterias Face a Outros Produtos