Biotecnologia Ambiental

Este é o ramo da biotecnologia onde centramos a nossa acção: usamos as suas possibilidades para promover um desenvolvimento sustentável da sociedade com o mínimo impacto ambiental.

BIO TECHNOLOGY SOLUTIONS

O que é a biotecnologia?

Segundo a ONU, “A Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."

 

É assim um ramo interdisciplinar que combina conhecimento das áreas das ciências da biologia (como genética, microbiologia, bioquímica, biologia celular…) com disciplinas como a engenharia química, bio-robótica, engenharia informática, entre outras.

 

A aplicação da Biotecnologia estende-se a várias áreas industriais, incluindo as áreas da saúde (cuidados médicos), agricultura e ambiente.

 

Uma das aplicações da biotecnologia é reciclar, tratar e limpar resíduos contaminados pela actividade da indústria, que se designa de Biorremediação. Neste sector, são utilizados microrganismos para limpar ambientes contaminados de forma simples e sustentável.

A biotecnologia explora a versatilidade catabólica do metabolismo dos microrganismos na degradação e conversão de contaminantes, para a eliminação de uma vasta gama de poluentes e resíduos do meio ambiente.

Aplicações da Biotecnologia

Bens ou Serviços Obtidos pela Biotecnologia

Adubo Composto

Pesticidas

Silagem

Plantas Transgénicas

etc.

Pão

Queijo

Picles

Cerveja

Vinho

Proteína

Unicelular

Aditivos

etc.

Embriões

Animais

Transgénicos

etc.

Biossensores

Etanol

Biogás

etc.

Butanol

Acetona

Glicerol

Ácidos

Enzimas

Metais

etc.

Antibióticos

Vacinas

Hormonas e outros produtos farmacêuticos

Reagentes e testes de diagnóstico

Células estaminais

Novos tratamentos

etc.

 

Tratamento e purificação da água

Tratamento de lixo

Recuperação de petróleo

Tratamento de solos

etc.

AGRICULTURA

ALIMENTAÇÃO

PECUÁRIA

MEIO AMBIENTE

SAÚDE

INDÚSTRIA

Química

Electrónica

Energia

Biotecnologia Ambiental

Este é o ramo da biotecnologia onde centramos a nossa acção: usamos as suas possibilidades para promover um desenvolvimento sustentável da sociedade com o mínimo impacto ambiental.

 

Recorremos a técnicas e métodos sofisticados que permitem implementar processos de tratamento em sectores industriais, comerciais, agrícolas e de saneamento, onde microrganismos (e.g. bactérias), utilizam substratos orgânicos e inorgânicos dos poluentes para o seu metabolismo. Como resultado, produtos industriais indesejados como por exemplo a matéria gorda, são convertidos em dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e energia (utilizada pelos microrganismos).

 

Acção das Bacterias Face a Outros Produtos